10 erros do Marketing Digital - João Empreendedor

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quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

10 erros do Marketing Digital

Marketing Digital | Veja 10 erros comuns cometidos por empreendedores ao investir em marketing digital. Fique ligado para evitar cometer os mesmos!



Encontrar boas referências online não é tarefa difícil. Uma simples pesquisa no Google é suficiente para ter acesso a diversos cases incríveis de ações virais, milhões de pessoas impactadas, prêmios em festivais, muitas menções em blogs sobre publicidade, marketing e afins.

Benchmarking é uma etapa importante da formulação de estratégias de marketing digital. Qualquer marca que planeje utilizar as mídias digitais como ferramenta de marketing precisa ter uma visão geral do mercado e entender o contexto no qual deseja ser inserido.
Isso é muito positivo para as marcas, mas note que estas histórias de sucesso quase sempre são de grandes empresas.

Desnecessário dizer que a realidade das PMEs é bastante diferente em termos de, orçamento, tempo, etc. Além disso, a definição de sucesso dessas empresas é buscar métricas da vaidade ou até mesmo prêmios de propaganda, enquanto os pequenos empreendedores têm que buscar resultados concretos de negócios, vendas.

Para que suas estratégias digitais sejam mais assertivas, Veja a seguir 10 erros comuns cometidos por empreendedores ao investir em marketing digital. Fique ligado para não cometer os mesmos!


01 – O principal erro que os pequenos empreendedores cometem é justamente ir atrás e tentar repetir as estratégias das grandes corporações:


 Alguns exemplos disso são querer lançar um vídeo viral, distribuir nas mídias mensagens de “bom dia” e outros conteúdos sem foco em seu público, querer estar em vários canais sem ter braço forte para isso, focar em métricas bonitas e fáceis de medir, mas sem relação com o negócio.


02 – Falta de planejamento:

Antes de começar, é preciso estudar seu público para criar uma linha de comunicação adequada para ele, pois só assim você conseguirá o engajamento que o marketing digital têm como um de seus objetivos. Algumas audiências respondem melhor a uma linha descontraída de comunicação, outras requerem mais formalidade. Algumas engajam mais com vídeos, outras com imagens.

São diversas variáveis que você precisa avaliar. E esta avaliação pode e deve ser feita também durante a operacionalização. Realize o planejamento básico, e daí em diante mensure as ações para entender o que funciona e o que não funciona. Tentativas e erros aceitáveis são totalmente válidos no ambiente digital.


03 – Foco na construção de autoridade:


Não basta estar na Internet apenas para dizer que seu negócio tem um site e está nas redes sociais. Nada de bichinhos bonitinhos que geram mil curtidas e nenhum resultado efetivo. É preciso saber usar esses canais para se tornar uma autoridade no seu mercado. Assim, quando o consumidor estiver buscando seu produto ou serviço na web, ele irá encontrar com facilidade a sua empresa e tê-la como uma referência na área.


 04 – Gaste esforços para mapear quem é seu público-alvo e gerar conteúdo relevante para ele:


Mantenha um blog com postagens periódicas, use e-mail marketing e redes sociais para se relacionar com as pessoas e para compartilhar conteúdos que agreguem conhecimento e sejam relacionados ao seu negócio. Afinal, o objetivo é dominar o setor e ser uma autoridade no tema. Este é um ponto essencial para qualquer empreendedor, de qualquer porte e em qualquer segmento.


05 – Falta de foco:


Especialmente para as PMEs, a palavra de ordem em marketing digital é “resultado”. É preciso executar ações sempre com foco no retorno que se espera delas. Para isto, defina estratégias objetivas para encaminhar seu cliente à conversão e sempre direcione-o para landing pages otimizadas para este fim.


06 – Não ter consistência:


Assim como uma revista ou jornal, o conteúdo de uma empresa precisa ter consistência de formato e principalmente periodicidade, que é onde as empresas mais escorregam. Muitos se empolgam com o papel de autor e tentam transformar seus textos em obras poéticas, cheio de metáforas e com linguajar sofisticado. Conteúdos eficientes são o oposto disso: curtos, objetivos e com recomendações práticas. Também é preciso ter paciência pois os resultados não vêm da noite para o dia!


07 -Ter todo o conteúdo somente sobre a própria empresa:


Não adianta ter blog ou newsletter se tudo o que é publicado são fotos da última festa, anúncios de contratação ou aquisição de novo cliente. Esse tipo de conteúdo não pode passar de 10% do total, tente ajudar de forma objetiva e tirar dúvidas de sua audiência.


08 – Falta de objetividade:


Taxas de engajamento são importantes, mas não são o objetivo final da sua estratégia digital. Maior engajamento do público, em muitos casos, significa maior visibilidade, mas o que realmente interessa são as conversões geradas.

Tendo isso em mente, não abuse das ações que vão gerar muitos likes e poucos ou nenhum lead. Priorize a geração de conteúdo que seja realmente relevante para o seu público (falamos de planejamento há pouco, certo?) utilize seu blog, suas redes sócias e todas os canais possíveis para massificar sua marca.


09 – Escolha errada de canais: Administrar seus canais


de marketing digital não é tão fácil quanto alguns podem imaginar. Falando apenas de mídias sociais, as opções são muitas, mas você tem recursos humanos para gerar conteúdo para o Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Google+ e Pinterest, além de interagir com o público em todas as redes? Voltando mais uma vez ao planejamento, foque suas ações nos canais mais relevantes para o seu público e faça um bom trabalho neles. Será muito mais positivo para a sua marca.


10 – Escolha errada dos profissionais:


Escolha com cuidado os profissionais que vão administrar sua imagem no ambiente online. Erros nestes canais são muito mais nocivos que no offline, pois eles se propagam pela rede e traz enormes prejuízos à sua marca.                            

Seja através de uma agência ou com funcionários próprios, tenha cuidado na escolha daqueles que irão administrar seus canais digitais. Busque recomendações e certifique-se de estar entregando a tarefa a pessoas aptas a desempenhá-la de maneira adequada.
Começar da maneira certa é o primeiro passo para ter sucesso. Seguindo estas dicas, você estará em um bom caminho!

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